Depois da Irene, Juan. Portugal volta a ser atingido por depressão

Depois da Irene, Juan. Portugal volta a ser atingido por depressão
| País
Porto Canal / Agências

O estado do tempo em Portugal continental vai ser afetado até sexta-feira pela depressão Juan, que está já a atingir as regiões Centro e Sul, provocando “precipitação por vezes forte”, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Porto e Norte não vão sofrer da mesma forma que o resto de Portugal continental. Neste este fim-de-semana, o Porto espera para este sábado "céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco predominando do quadrante leste", além de uma "pequena descida da temperatura máxima", aponta o IPMA. De acordo com a previsão, as temperaturas máximas devem voltar a subir ligeiramente no doming. A partir da próxima terça-feira as máximas devem subir ligeiramente, com o céu com algumas nuvens.

Em comunicado, o IPMA explica que à depressão, que se desloca “gradualmente para leste”, está associada “uma massa de ar tropical instável e com elevado conteúdo de vapor de água, que já está a afetar as regiões do Centro e Sul de Portugal continental, com precipitação por vezes forte”.

Além da precipitação, as previsões indicam que existe a possibilidade de ocorrerem “trovoadas e rajadas convectivas” até ao final da manhã de sexta-feira.

O IPMA prevê também queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, a partir do início da madrugada de sexta-feira, “e que deverá acumular acima de 1400/1600 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros”.

Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento “no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 70 km/h”, lê-se na nota.

Nesse sentido, acrescenta o IPMA, foram emitidos avisos de precipitação e neve de nível amarelo.

Estão já sob aviso amarelo para precipitação os distritos de Lisboa, Évora, Castelo Branco, Faro, Setúbal, Santarém, Leiria, Beja e Portalegre. Este aviso amarelo estará em vigor até às 09h00 de sexta-feira.

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo de neve entre as 03h00 e as 12h00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O estado do tempo nos arquipélagos da Madeira e Açores não será afetado pela depressão Juan.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.