Cerca de 200 bombeiros dos Açores protestam por melhores condições de trabalho

Cerca de 200 bombeiros dos Açores protestam por melhores condições de trabalho
| País
Porto Canal/ Agências

Cerca de 200 bombeiros de todas as corporações dos Açores, à exceção da do Corvo, são aguardados neste sábado na manifestação que terá lugar em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. O propósito do protesto é reivindicar melhores condições de trabalho.

Esta é a primeira vez que um protesto deste tipo ocorre na região. A organização visa sensibilizar os futuros governantes e os deputados eleitos dos Açores nas eleições regionais antecipadas de 4 de fevereiro, para que priorizem a aprovação de medidas destinadas a melhorar as condições laborais dos bombeiros.

A ausência do pagamento do subsídio de risco aos bombeiros da região é uma das principais preocupações, uma proposta que foi votada e aprovada por unanimidade por todos os partidos na Assembleia Legislativa dos Açores em janeiro de 2021. Outras reivindicações incluem a publicação do Estatuto Profissional dos Bombeiros dos Açores, entre outras demandas.

O movimento é organizado pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e pelo Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.