TGV poderá custar 425 milhões de euros ao Estado apenas em expropriações

TGV poderá custar 425 milhões de euros ao Estado apenas em expropriações
AFP
| País
Porto Canal

O transporte de Alta Velocidade vai custar em expropriações, no troço Porto-Lisboa, entre 224 e 425 milhões de euros. O custo global do TGV rondará os cinco mil milhões de euros, estimou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

A construção da linha do comboio de alta velocidade vai bater todos os recordes com o custo de indeminizações por expropriações.

O estudo prévio da IP sobre as expropriações de património que serão necessárias, revela que terão de ser demolidas mais de 200 casas, além de expropriar milhares de metros quadrados de solos de várias tipologias: urbanos, industriais, florestais ou agrícolas.

No mesmo documento são propostas três alternativas que vão definir o custo das indemnizações. O valor médio ronda os 358 milhões de euros.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.