SNS responde às dúvidas dos portugueses sobre sarampo e explica quais os sintomas e o que fazer

SNS responde às dúvidas dos portugueses sobre sarampo e explica quais os sintomas e o que fazer
| País
Porto Canal

Ao longo das últimas semanas foram detetados em Portugal dois casos de sarampo: uma criança de 20 meses, que foi internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e um segundo mais recente, tornado público a 18 de janeiro, de uma criança de sete anos que terá sido exposta ao primeiro caso. As duas crianças têm também em comum o facto de não residirem em Portugal e não serem vacinadas.

No seguimento do aparecimento destes dois novos casos, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) veio esclarecer o que deve ser feito em caso de sintomas ou contacto próximo com um caso positivo de sarampo.

Os principais sintomas da doença são a febre, o mal estar, pintas brancas na língua e erupções cutâneas. De acordo com a informação partilhada pelo SNS, se apresentar algum destes sintomas deve evitar o contacto com outras pessoas, realizar análises ao sangue, urina e secreções orais e identificar as pessoas com quem contactou.

No mesmo texto partilhado pelo Serviço Nacional de Saúde pode ser lido que quem saiba que contactou com uma pessoa com sarampo deve "vacinar-se, de preferência nas primeiras 72 horas pós-exposição".

De forma a tranquilizar os portugueses, é também explicado que "a maioria das pessoas recupera apenas com o tratamento dos sintomas". O SNS indica ainda que os antibióticos não são eficazes, mas podem ser prescritos para o tratamento de complicações associadas.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.