Novo parque urbano vai nascer em ilha nas Fontainhas afetada pelas cheias no Porto

Novo parque urbano vai nascer em ilha nas Fontainhas afetada pelas cheias no Porto
| Porto
Porto Canal

A Câmara Municipal do Porto vai votar em reunião de executivo, na próxima segunda-feira, a aquisição por 900 mil euros da Ilha dos Moinhos, nas Fontainhas. No seu lugar, a autarquia quer construir um novo parque urbano.

A manhã de 7 de janeiro ficou marcada por inundações que deixaram um rasto de destruição na zona histórica do Porto. Menos de uma hora de chuva intensa bastou para que várias ruas ficassem alagadas, provocando avultados prejuízos a moradores e comerciantes. O Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas, foi um dos locais mais afetados.

Uns dias após as cheias já Rui Moreira manifestava a intenção de compra das 32 habitações na escarpa do Douro. Agora, a autarquia já conseguiu chegar a um acordo com os proprietários.

O bairro não poderá voltar a dar lugar a casas, já que por baixo passa a ribeira Poços das Patas e o Plano Diretor Municipal prevê que seja construída uma bacia de retenção. O município quer por isso construir uma área verde.

A proposta, a que o Porto Canal teve acesso, é assinada por Pedro Baganha, vereador com o pelouro do Urbanismo e Espaço Público, e dá conta de que “Cerca de 33% da área do imóvel está qualificada como área verde de fruição coletiva destinado à criação do Parque das Fontainhas/Carquejeiras”.

De momento, a Águas e Energia do Porto encontra-se a desenvolver “dois projetos de execução para a retenção e drenagem controlada na zona do Jardim Paulo Vallada e no terreno que confina com a Rua Gomes Freire e Rua de S. Vitor, sendo ainda necessário promover um projeto global de adaptação e aumento da resiliência da ribeira do Poço das Patas, considerando a existência de anomalias infraestruturais relevantes e a impossibilidade de prevenir a ocorrência de velocidades e caudais elevados”.

Em dezembro de 2023, 16 das 18 famílias que viviam no bairro já tinham sido realojadas em habitações do município, sendo que das restantes, um agregado prescindiu e outro não será realojado por possuir casa própria.

+ notícias: Porto

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até segunda

Os estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão manter-se no local, pelo menos até segunda-feira, revelou este domingo à Lusa Carolina Moreira, da organização.

Quais são e onde ficam os edifícios mais altos do Porto?

A Avenida Fernão de Magalhães vai ser o centro dos ‘arranha-céus’ no Porto. Atualmente com dois dos edifícios mais altos da cidade, é por lá que irá nascer o terceiro, que deve começar a ser construído na segunda metade do ano, confirmou o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.