Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto

Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) adiantou esta sexta-feira que o processo de constituição da empresa metropolitana de transportes já foi enviado para o Tribunal de Contas para apreciação.

“O processo já foi enviado direitinho para o Tribunal de Contas, seguindo agora a tramitação normal”, disse Eduardo Vítor Rodrigues na reunião de hoje do Conselho Metropolitano do Porto.

O também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, referiu estar a aguardar que o Tribunal de Contas faça todas as perguntas para, depois, dar o visto.

E acrescentou: “Eu acredito que possa ser um processo mais ágil porque já temos o laboratório de ensaio que foi a empresa metropolitana de Lisboa para ajustar o que percebemos que o Tribunal de Contas pediu que se ajustasse”.

A nova empresa de transportes da AMP - Transportes Metropolitanos do Porto - deverá contar com cerca de 60 trabalhadores, dos quais três administradores, de acordo com um estudo económico-financeiro a que a Lusa teve acesso.

A empresa deverá integrar as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem - 33,3% - pela CP, Metro do Porto e STCP) e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.

A constituição da Transportes Metropolitanos do Porto vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, repartidos pelos 17 municípios da AMP.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.