As imagens do novo viaduto sobre a A28 em Matosinhos

As imagens do novo viaduto sobre a A28 em Matosinhos
| Norte
Pedro Benjamim

Está a ser construído um novo viaduto sobre a A28, na Senhora da Hora, em Matosinhos, que vai ligar a zona da Cruz de Pau à Barranha. A instalação da infraestrutura, que vai obrigar ao corte daquela via durante a noite, deve acontecer já em meados de fevereiro.

 
 
 
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O corte de trânsito “só acontecerá durante o período noturno”, afirma a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa visita à obra, acompanhada pelo Porto Canal.

O projeto inicial obrigava ao total corte de trânsito da A28 em “cerca de 13 dias, não de uma vez só”, explicou o chefe de divisão de gestão de obras da Câmara de Matosinhos, António Gonçalves. Esse foi um dos motivos para que esse projeto não fosse aprovado pela Infraestruturas de Portugal, que tem a concessão daquele troço da A28.

Com a alteração, que obrigará a que o tabuleiro seja montado na margem da Cruz de Pau e depois arrastado até à margem da Barranha vai fazer com que o corte de trânsito aconteça ao longo de “cerca de 4 a 5 horas” durante o período noturno, refere o chefe de divisão ao Porto Canal.

A técnica para a montagem vai ser semelhante ao viaduto das Andresas, no Porto. O viaduto que atravessa a VCI, e completou a Avenida do Bessa, foi construído no âmbito do Euro2004. Na época a metodologia de montagem era pioneira, tendo sido a primeira vez que tal fora testado em Portugal, com o objetivo de “diminuir o tempo de execução e a causar o mínimo impacto sobre o normal funcionamento da VCI”, refere o gabinete de comunicação do gabinete de arquitetura responsável pelo projeto.

O primeiro concurso público para a construção do viaduto sobre a A28, aprovado em 2015, quando Guilherme Pinto liderava a autarquia, tinha um preço base de construção de aproximadamente 1,5 milhões de euros. Volvidos quase dez anos esse valor já foi ultrapassado em várias vezes.

“É uma empreitada de cinco milhões de euros”, afirma Luísa Salgueiro ao Porto Canal. O valor da obra foi revisto devido aos aumentos dos preços das matéria-primas, dos materiais e da mão de obra, bem como devido a trabalhos complementares.

A presidente da autarquia defende que com a obra será retirada “muita pressão sobre a rotunda” AEP, já que a ligação entre o Estádio do Mar à feira da Senhora da Hora (Nascente – Poente), poderá ser feita através desta nova travessia.

O viaduto “pesa cerca de 400 toneladas”, explica António Gonçalves, referindo que a montagem do tabuleiro deverá começar a ser feita a meados de fevereiro. “Neste momento temos 60 a 70%” de obra concluída, aponta.

A nova via que vai nascer será para “automóveis e peões. Vai ser com um separador central, tem duas faixas de rodagem, uma para cada sentido e tem passeios laterais para peões com 2,25 metros de largura cada um”, explica o chefe de divisão.

Recentemente a Câmara de Matosinhos respondeu publicamente às críticas da autarquia do Porto que lhe imputavam o atraso das melhorias no trânsito da VCI. Luísa Salgueiro remeteu as culpas para os chumbos constantes do Estado, apontando que Matosinhos está "há vários anos a tentar ver aprovadas inúmeras saídas da A28 para descongestionar a rotunda AEP, sucessivamente chumbadas pela IP e Instituto de Mobilidade e Transportes, tendo sido aprovado apenas o viaduto sobre a A28", construído pela autarquia, e "que irá ligar a zona do Estádio do Mar à Senhora da Hora, descongestionando o trânsito da rotunda AEP, e que deverá ser inaugurado em março".

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