Câmara de Aveiro cria nova empresa municipal para o parque de feiras e extingue AveiroExpo

Câmara de Aveiro cria nova empresa municipal para o parque de feiras e extingue AveiroExpo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Aveiro vai constituir uma nova empresa municipal para gerir o Parque de Feiras e Exposições e extinguir a atual AveiroExpo, de acordo com uma decisão aprovada na quinta-feira.

O capital social da nova empresa, de 150 mil euros, é realizado em 90% pela Câmara de Aveiro e os restantes 10% pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Na empresa atual que vai ser extinta era a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) a parceira da Câmara Municipal de Aveiro no capital social.

A AveiroExpo acumulou prejuízos nos anos de 2012 e 2013, impondo-se legalmente a sua dissolução, por imperativo legal, que agora vai ser cumprido.

Segundo nota de imprensa da autarquia, consultado o Tribunal de Contas, foi tomada a opção da transição direta da gestão do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro da AveiroExpo M.E. para uma nova empresa.

“O executivo municipal deliberou aprovar a constituição da empresa local Aveiro ParqueExpo, Empresa Municipal, Sociedade Anónima”, incluindo os respetivos estatutos e demais documentação”, informa a mesma fonte.

A justificação para a criação de uma nova empresa municipal, em vez de internalizar os serviços como a câmara fez com outras empresas municipais que extinguiu, está na sua viabilidade.

Comprova-a os relatórios de contas dos últimos anos da AveiroExpo, com exceção dos anos de 2020 e 2021, por força do impacto da pandemia de covid-19, alega o executivo liderado por Ribau Esteves.

A decisão é ainda fundamentada num estudo técnico que “avalizou a viabilidade económico-financeira e a racionalidade económica, tendo identificado ganhos de qualidade, através de uma entidade empresarial”.

Quanto à nova empresa, a Câmara de Aveiro vai apostar também na realização de eventos culturais no "Parque de Feiras e Exposições de Aveiro".

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.