Fonte em Braga classificada de património municipal

Fonte em Braga classificada de património municipal
| Norte
Porto Canal / Agências

A secular Fonte de Santiago, na freguesia da Sé, em Braga, foi classificada como monumento de interesse municipal, segundo edital esta quarta-feira publicado em Diário da República.

O edital data de 14 de março e é assinado pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio.

A proposta de classificação foi aprovada pelo executivo municipal em 19 de fevereiro de 2024.

Segundo a proposta, trata-se de um monumento renascentista, “em bom estado de conservação”, que foi mandado edificar em 1531, por ordem do Arcebispo Dom Diogo de Sousa.

Inicialmente, a fonte foi implantada na Rua da Cónega, num local por onde passavam os peregrinos do Caminho de Santiago.

A fonte foi trasladada, em 1995, para o extremo de uma praceta, a sul da Rua da Boavista, inserida no centro histórico de Braga.

Ainda segundo a mesma proposta, a fonte é constituída “por espaldar de formas simples, exibindo uma bica carranca, jorrando água pela boca, encimada por uma inscrição e pelas armas de fé do seu fundador, Dom Diogo de Sousa”.

A fonte integra um nicho fechado por uma porta envidraçada, que protege o retábulo e encerra a imagem de Santiago.

Na parte da frente, há um tanque retangular.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.