Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado
| Porto
Porto Canal

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Contactada pelo Porto Canal, a STCP Serviços, entidade responsável pela infraestrutura, esclarece que o equipamento possui um sistema composto por um “autónomo e mesa de controlo” com vários anos e que “não utilizava a mais recente tecnologia”, tendo sido necessária a “substituição de todos os seus componentes”.

De acordo com a empresa de transportes, é ainda “necessária a autorização prévia do IMT para a entrada em serviço, que já foi solicitada”, mas não se compromete com nenhuma data para a reativação do funicular que faz a ligação entre a Avenida Gustavo Eiffel e a Batalha.

Os titulares do cartão Porto. e assinaturas mensais Andante (PRT1) poderão no entanto continuar a fazer o percurso entre as duas estações (Batalha e Ribeira) através de um shuttle gratuito, dá nota a STCP Serviços.

Mais de 100 anos separam o projeto inicial do atual elevador dos Guindais

O funicular dos Guindais nem sempre foi tal qual o conhecemos.

Inaugurado em 1891, o equipamento foi enquadrado numa das mais elaboradas obras para a época, cujo projeto envolvia a instalação de elevadores semelhantes em zonas de grandes desníveis da cidade do Porto.

Apenas dois anos após a inauguração, um acidente viria a ditar uma pausa por mais de 100 anos no já então famoso funicular dos Guindais. O maquinista de um dos carros não abrandou a marcha de um dos veículos, o que acabou por fazer com que embatesse na plataforma localizada junto ao tabuleiro inferior da ponte Luís I, provocando o choque de um segundo carro.

Apenas em 2001, a propósito da Capital Europeia de Cultura, nasce o moderno funicular que circula ao longo da escarpa, mantendo-se apenas a antiga casa das máquinas, no cimo da mesma.

+ notícias: Porto

Incendiado e vandalizado centro social no Porto

Um incêndio durante a madrugada de domingo no centro associativo auto-gerido Csa a Gralha, no Bonfim, perto da zona onde imigrantes foram agredidos por homens de cara tapada, está a ser investigado por suspeita de fogo posto, confirmou fonte policial.

Cooperativa Árvore no Porto assinala 500 anos de Camões com exposição

A Cooperativa Árvore, no Porto, inaugura a 23 de maio a exposição “Porque, quem não sabe arte, não na estima”, composta por quadros, esculturas e instalações, no contexto dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, anunciou esta segunda-feira.

Homem detido por agredir funcionários de loja e ameaçar agentes da PSP no Porto

Um indivíduo de 43 anos foi detido por ameaçar agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), no Porto. De acordo com o Jornal de Notícias,"o detido havia provocado desacatos num estabelecimento e agredido dois funcionários”.