Município de Chaves apresenta nova imagem

Município de Chaves apresenta nova imagem
CM Chaves
| Norte
Porto Canal

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

De acordo com um comunicado da autarquia, o lançamento da nova identidade visual de Chaves assinala a celebração dos 105 anos da atribuição da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, que é a mais importante Ordem Honorífica da República Portuguesa. Foi a 24 de março de 1919 que esta distinção foi concedida à heroica Vila de Chaves, em reconhecimento pela sua defesa da República.

“Inspirada no legado histórico que em nós foi deixado, a nova “marca” gráfica de Chaves “nasce” com o propósito de reforçar a identidade do Município, ao fazer prevalecer elementos identitários dos povos que passaram pela cidade flaviense ao longo de mais de 2 mil anos de história. Uma história que acompanhou a civilização, atravessou épocas de conquistas e reconstrução, mas que mantém a sua identidade.”, pode ler-se no comunicado.

A nova identidade visual no Arquivo Histórico Municipal, foi apresentada, esta segunda-feira, perante os meios de comunicação, no mesmo local estão expostas muitas das peças arqueológicas que inspiraram o novo branding.

Porto Canal

O Presidente da Câmara, Nuno Vaz manifestou-se orgulhoso, por ser “uma marca concebida na própria estrutura municipal - no Gabinete de Protocolo e Comunicação e Arqueologia - de flavienses para flavienses, para o mundo. Os sinais estão lá todos, esperamos ser bem compreendidos, queremos dar nota de uma histórica riquíssima, com mais de 2000 anos, da afirmação de um povo. A nova imagem traduz o que fomos, o que somos e o que queremos ser no futuro, já que a ambição faz parte do nosso ADN”.

“A identidade visual da nova marca, que pretende fomentar o sentimento de pertença em relação ao município, caracteriza-se pela simplicidade, forte personalidade histórica, versatilidade e vanguardismo. A palavra Chaves evidencia a simbologia dos vários povos. O elemento “água” está presente através do reflexo da palavra enunciada, concretizando um ponto de encontro com a marca adotada para o território do Alto Tâmega e Barroso, o território da água. A cor dominante é o azul, de forma a manter o caráter identitário, tornando esta identidade visual universal e facilmente reconhecível pelo público em geral, uma vez que remete para o elemento ex-libris da cidade, a água, e para a heráldica municipal”, acrescenta a autarquia.

Porto Canal

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.