Lançado o concurso público para a reabilitação da Ponte da Arrábida

Lançado o concurso público para a reabilitação da Ponte da Arrábida
Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta segunda-feira um concurso público de 5,5 milhões de euros para reabilitar a face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, despesa autorizada há duas semanas.

De acordo com um anúncio de procedimento publicado esta segunda-feira em Diário da República (DR), o prazo para apresentação de propostas vai até ao dia 17 de maio e a empreitada tem um prazo de execução de 540 dias, aproximadamente um ano e meio.

Neste concurso público, o preço tem um fator de ponderação de 80% e a qualidade 20%, estando ainda este último ponto dividido em três subfatores de ponderação: programa de trabalhos (60%), memória descritiva e justificativa (30%) e cronograma financeiro (10%).

Em 28 de março, um despacho publicado em DR dava conta que a reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custaria até 5,5 milhões de euros.

Esta operação de manutenção, cuja despesa foi autorizada pela IP, compreende uma dotação de 2,8 milhões de euros a alocar em 2025 e 2,7 milhões de euros em 2026.

Ao montante fixado para cada ano pode "ser acrescido do saldo apurado no ano anterior".

Em 2023, de acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), circularam na Ponte da Arrábida cerca de 113 mil carros por dia, uma média calculada a partir das médias ponderadas mensais ao longo do ano.

A Ponte da Arrábida, uma obra do engenheiro Edgar Cardoso, foi classificada como Monumento Nacional em 2013.

Foi inaugurada em 1963 e tinha, à data, o maior arco de betão armado do mundo.

+ notícias: Norte

Duas pessoas hospitalizadas após serem atacadas por dois cães na própria habitação em Matosinhos

Duas pessoas tiveram de ser transportadas para o hospital, uma delas em estado grave, na tarde deste domingo, após serem atacadas por dois cães no interior da própria habitação, na Rua Óscar da Silva, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Decorrem buscas por mulher de 71 anos desaparecida em Aguiar da Beira

Bombeiros e militares da GNR estão envolvidos nas operações de busca por uma mulher de 71 anos, desaparecida na periferia de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, disse à Lusa a Proteção Civil.

Bombeiros portugueses apoiam espanhóis no combate a um incêndio na Galiza

Os Bombeiros de Valença e de Vila Nova de Cerveira juntaram-se aos Bombeiros da Galiza no combate a um incêndio numa nave industrial em Tomiño, este sábado à tarde.