É assim que vai ficar a Avenida da Boavista com o novo metrobus

É assim que vai ficar a Avenida da Boavista com o novo metrobus
| Porto
Porto Canal

Os transtornos e configurações de trânsito das obras do metrobus na Avenida da Boavista estão mais perto de chegar ao fim, com a conclusão do primeiro troço da linha apontada para terminar no verão, ainda a tempo das festevidades de São João. Neste momento, já começam a ganhar forma as estruturas das estações e procedem os trabalhos de pavimentação do canal exclusivo para os veículos do metrobus.

 
 
 
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Neste momento, 70% dos trabalhos estão feitos, avançou a Metro do Porto ao JN. As vias e os passeios ao longo da avenida, bem como o canal exclusivo para a circulação estarão prontas até à noite de São João. Tal só não vai acontecer até essa data num pequeno troço perto da estação de Guerra Junqueiro. A conclusão está apontada para julho.

 O consórcio de empresas que vai fornecer e cuidar dos novos veículos para o metrobus já é conhecido, composto pela Caetano Bus, DST Solar, Dourogás Natural, PRF e Bright City.

No entanto, a operação vai avançar sem os dez veículos encomendados. Os autocarros a hidrogénio só vão estar disponíveis no final do ano, como já tinha anunciado o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga. O contrato de adjudicação dos veículos está em fase de aprovação pelo Tribunal de Contas, escreve o JN.

Os veículos têm autonomia para 495 quilómetros, 50 destes em modo elétrico. O tempo de abastecimento para os veículos ficarem totalmente carregados vai ser de cerca 15 minutos.
Visualmente, os autocarros serão mais parecidos com uma composição da rede do metro, do que propriamente com um autocarro convencional. As rodas, por exemplo, serão escondidas.

Além disso, os autocarros terão sistema de videovigilância com quatro câmaras no interior. A sua lotação será de 35 passageiros sentados e 98 em pé.

Segundo a empresa de transportes referiu ao JN, parte dos trabalhos atualmente em curso "são complementares ao traçado e prendem-se com a instalação de pavimento tátil nos passeios e junto a zonas de atravessamentos, instalação de pontos de resíduos sólidos urbanos, de iluminação e sinalização”.

Estações começam a ganhar forma

Na estação de Pinheiro Manso já estão em curso os trabalhos de pavimentação. Além disso, já se começa a perceber, ao longo da Avenida do Marechal Gomes da Costa, as estruturas emergentes das estações de Serralves e João de Barros.

O canal para o metrobus vai ter um pavimento semelhante ao das ciclovias, mais avermelhado, que vai ajudar na distinção da via dedicada ao novo transporte e à circulação rodoviária. O mesmo pavimento vai ser utilizado na Avenida do Marechal Gomes da Costa, mas nessa via, o canal será partilhado com os carros.

A obra do metrobus no Porto deve ficar concluída no final deste ano, quando for concluída a segunda e última fase da empreitada, desde à Avenida da Boavista até à rotunda da Anémona, em Matosinhos.

 

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