Casa da Música celebra 50 anos do 25 de abril com o ciclo Música & Revolução

Casa da Música celebra 50 anos do 25 de abril com o ciclo Música & Revolução
Casa da Música
| Porto
Porto Canal / Agências

A Casa da Música, no Porto, celebra os 50 anos do 25 de Abril com o ciclo Música & Revolução, que arranca na quarta-feira com a conferência “Passa o Micro!”, na qual se “dá a palavra aos músicos”.

“O espírito revolucionário que quebra com o passado e desenha novos amanhãs celebra-se no festival Música & Revolução. Nos 50 anos da Revolução dos Cravos, evocamos os ideais e as lutas pela liberdade que abriram o país ao mundo”, lê-se no texto de apresentação do ciclo, que se estende até ao dia 30 de abril.

No primeiro dia, quarta-feira, o Música & Revolução “Passa o Micro!” aos músicos, numa iniciativa com entrada livre que conta com a participação, entre outros, de Dino D’Santiago, Ana Lua Caiano, Fernando Ribeiro (dos Moonspell), João Barradas, Marta Pereira da Costa, Gabriela Canavilhas e André Neves (Maze, do coletivo Dealema).

Nas várias conversas, que irão acontecer ao longo do dia, serão abordados temas como a nova realidade da música portuguesa, a projeção da música portuguesa além-fronteiras e como o ensino da música em Portugal evoluiu nas últimas décadas.

O “Música & Revolução” prossegue na quinta-feira com a exibição do documentário “No princípio era o som”, sobre o compositor Emmanuel Nunes (1941-2012).

O filme “inclui entrevista ao compositor e depoimentos de amigos, familiares e outras personalidades do meio musical, tais como Pierre Boulez, Luís Pereira Leal e Fernando Lopes-Graça, os musicólogos Peter Szendy e Philippe Albéra e o maestro Emilio Pomàrico”. A exibição do documentário é de entrada gratuita.

Os concertos iniciam-se na sexta-feira, com “A madrugada que eu esperava”, espetáculo que junta em palco a Orquestra Sinfonia, o Coro Casa da Música e o Coro Infantil.

Para o espetáculo, o compositor Daniel Moreira musicou poemas de Sophia de Mello Breyner dedicados ao 25 de Abril.

A esta “estreia mundial imperdível”, junta-se uma outra: a estreia da versão orquestral de “American Settings”, de Vasco Mendonça, que conta com o contratenor inglês Iestyb Davies a interpretar textos de autores norte-americanos contemporâneos.

De acordo com a Casa da Música, trata-se de “poemas sensíveis onde predomina a abordagem aos problemas sociais, ao racismo e ao neocolonialismo”.

A estas duas estreias, juntam-se ainda as apresentações de “Meta-Formoses, concerto para clarinete baixo”, de Jorge Peixinho, e de “Talkin(g) (A)bout My Generation”, de Pedro Lima, pelo Remix Ensemble Casa da Música.

No dia 24 de abril, a Casa da Música homenageia José Afonso, com a obra do autor de “Grândola, Vila Morena” a ser alvo de uma releitura para orquestra.

“E que orquestra: são mais de 300 músicos, entre alunos de escolas vocacionais e membros de bandas filarmónicas. Num projeto desenvolvido em parceria com a ESMAE [Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo], este batalhão de artistas celebra o 25 de Abril da melhor maneira: apresentando em estreia mundial novos arranjos para um conjunto de canções de Zeca”, lê-se na apresentação do espetáculo “Venham mais 300”.

Em 26 de abril, ex-combatentes do Exército português juntam-se em palco a jovens músicos e estudantes de dança no espetáculo “Abril”, que “celebra a Liberdade, o fim da Guerra Colonial e os 50 anos da Democracia em Portugal”.

O ciclo termina no dia 30 de abril, com o espetáculo “Freedom”, de Hélder Moutinho, cujo alinhamento irá reunir temas do fadista “a canções de intervenção que marcaram o período revolucionário, não perdendo de vista algumas das músicas mais icónicas do mundo sobre liberdade e opressão social”.

Antes disso, em 23 de abril, a harpista Maria Sá Silva homenageia Carlos Paredes, “músico que fez da guitarra portuguesa o seu grito de liberdade”.

A programação completa do ciclo “Música & Revolução” pode ser consultada no 'site' da Casa da Música, em https://casadamusica.com/ciclos-e-festivais/musica-e-revolucao-2024/.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.