Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto

Aprovado programa para reabilitação urbana em Azevedo de Campanhã no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com a abstenção da CDU, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana a desenvolver nos próximos 10 anos em Azevedo Campanhã, na zona oriental da cidade.

O programa, aprovado na sessão que decorreu na segunda-feira à noite, prevê investimentos públicos e privados nas áreas do ambiente, mobilidade, equipamentos, infraestruturas e espaço público.

Pela CDU, o deputado Rui Sá considerou positiva a ORU de Azevedo, mas disse ter dúvidas com algumas das opções apresentadas no programa, como a criação de apenas uma estação para acomodar a nova linha do metro que ligará o centro de Gondomar (Souto) à estação do Dragão.

"Acreditamos que deveria ser ponderada uma outra estação", referiu, dizendo, no entanto, concordar com a construção de um conjunto de equipamentos e alguns reperfilamentos de vias.

Ainda sem programação definida, a nova linha do metro prevê a criação das estações de Hospital e Lagoa, em Gondomar, e uma estação junto ao bairro do Lagarteiro, perto da entrada do parque Oriental, no Porto.

Em resposta ao deputado, o presidente da câmara, Rui Moreira, assumiu estar também preocupado com a futura linha de metro Souto - Dragão e com o "enorme impacto" que esta pode vir a ter naquela zona e no parque Oriental.

"A inserção da linha tem de ser feita com muito cuidado. Esperámos não ser convidados para ver o produto concluído, mas sermos ouvidos", referiu, apelando ao empenho da Assembleia Municipal, que recentemente criou uma comissão para acompanhar as empreitadas da Metro do Porto e Infraestruturas de Portugal (IP) na cidade.

Já o socialista Alfredo Fontinha disse esperar que o programa estratégico "se concretize o mais rapidamente possível", defendendo que Azevedo de Campanhã "é um lugar recôndito da cidade" que "os portuenses mal conhecem".

"Nos últimos 20 anos, há o parque oriental da cidade que está em desenvolvimento, mas não houve mais nada", referiu.

Contrariando as afirmações do PS, o presidente da câmara deu exemplos de alguns dos investimentos feitos pelo município, como na Travessa da Levada, e a ação levada a cabo para impedir o encerramento do centro de saúde, cuja reabilitação vai ser financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"Podemos olhar ao que ainda não foi feito, mas prefiro pensar no que foi feito", referiu.

Pelo BE, a deputada Elisabete Carvalho destacou algumas das intervenções previstas no programa, como novas vias de acesso, o centro de saúde e as operações para as margens do rio Torto, mas disse esperar que aquela zona não se transforme "em mais um paraíso turístico" na cidade.

Refutando o diagnóstico feito pelo BE, Rui Moreira defendeu a necessidade de Azevedo ter "novas atividades e novos moradores".

Também o deputado do movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto”, Raul Almeida, destacou que a ORU de Azevedo “confirma a aposta do executivo na zona oriental” do Porto, bem como “a vontade de construir”.

O social-democrata Manuel Monteiro considerou que programa estratégico pretende "tornar Campanhã num espaço urbano, socialmente equilibrado", mas também "inverter a quebra de população".

"Azevedo é um território com paisagem de tradição rural ainda viva. Com esta reabilitação, tornar-se-á numa área da cidade interessante", observou.

Já o deputado único do PAN, Paulo Vieira de Castro, destacou a necessidade de "repensar as infraestruturas de forma sustentada" e pensar o território de Azevedo "com base numa estratégia urbana".

A par da ORU de Azevedo, a Assembleia Municipal aprovou, por maioria, a delimitação de seis Áreas de Reabilitação Urbana (ARU): Baixa, Bonfim, Massarelos, Lapa, Foz Velha e Lordelo do Ouro.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.