Morreu antigo vereador da Câmara de Guimarães Fernando Conceição

Morreu antigo vereador da Câmara de Guimarães Fernando Conceição
CM Guimarães
| Norte
Porto Canal / Agências

O antigo vereador na Câmara de Guimarães e ex-deputado à Assembleia da República Fernando Conceição morreu esta quarta-feira, em vésperas de completar 101 anos, indicaram a autarquia e o PSD locais.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Guimarães, liderada por Domingos Bragança (PS), apresenta as condolências pelo falecimento de Fernando Conceição, que nasceu em Braga, a 18 de abril de 1923.

“A sua carreira político-administrativa foi pontuada por cargos de relevo; foi vereador da Cultura da câmara de Guimarães (1968), vogal da Assembleia Municipal de Guimarães (1982), vogal da Comissão Permanente do PSD de Braga (1983-1985), deputado à Assembleia da República (IV e V Legislaturas) e vice-governador Civil de Braga (1994-1995). Pertenceu a duas comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais”, lê-se no comunicado do município.

Em Guimarães, acrescenta a autarquia, foi um dos fundadores e presidente da direção da Universidade do Autodidata e da Terceira Idade (UNAGUI), trabalho em prol de várias associações, como a Sociedade Martins Sarmento, a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, o Hospital Senhora da Oliveira e o Vitória Sport Clube.

Durante a vigência de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, foi membro do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães.

“Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, expressa o seu pesar pelo falecimento de Fernando Dias de Carvalho Conceição, endereçando a toda a sua família e amigos as mais sentidas condolências.

O velório realiza-se a partir das 18h30, na Igreja de São Francisco, e as cerimónias fúnebres amanhã [quinta-feira], às 16h00”, refere a autarquia.

Também em comunicado, a Comissão Política Concelhia do PSD-Guimarães expressa “o seu pesar e consternação pelo falecimento do Dr. Fernando Conceição, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências”.

“O PSD-Guimarães está eternamente grato ao Dr. Fernando Conceição por uma vida de dedicação incondicional ao serviço do bem comum”, destaca o presidente do PSD-Guimarães.

Ricardo Araújo lamenta, “com profunda tristeza” o falecimento de “uma ilustre personalidade” com quem teve o privilégio de privar e de aprender, “sendo para muitos fonte de inspiração e credor de amplo reconhecimento, carinho e respeito”.

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.