FC Porto na vanguarda ambiental. ‘Dragões’ distinguidos pelo Sistema EMAS

| Desporto
Porto Canal

O FC Porto é a primeira entidade desportiva, a nível nacional, a receber o certificado no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS), que promove a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações.

A cerimónia de entrega da bandeira, que simboliza esta atribuição, decorreu, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão, afigurando-se como um motivo de grande orgulho e um reflexo do caminho traçado até aqui, por parte dos ‘Dragões’.

“É sem dúvida mais um motivo de orgulho. Desde 2007 que temos vindo a trilhar este percurso, no âmbito da sustentabilidade ambiental. E por isso esta certificação vem atestar este bom desempenho ambiental que temos vindo a demonstrar ao longo destes anos”, sublinha Teresa Santos, responsável de sustentabilidade do FC Porto.

Em termos práticos, a certificação premeia as organizações, tendo por base três palavras-chave: o desempenho, a transparência e a credibilidade.

Em Portugal Continental são 44 as entidades que já estão registadas neste sistema, desenvolvido pela Comissão Europeia. Na Invicta, o Parque da Cidade e a Fundação de Serralves são dois exemplos já registados.

Ana Teresa Pérez, responsável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), defende que a atribuição eleva o FC Porto em diversos campos.

“Traduz-se em vantagens diretas para as entidades, nomeadamente de uma melhor gestão ambiental e um uso eficiente de recursos e isso, em regra, traduz-se em poupanças. Poupanças no consumo de energia, no consumo de papel e, portanto, há uma vantagem económica clara. E em termos de reputação, porque o EMAS aposta na transparência, na divulgação de informação ao público e, claramente, a reputação de uma instituição registada no EMAS tem vantagem”, salienta Ana Teresa Pérez.

Porto Canal

Estádio do Dragão e o Dragão Arena em plano de destaque  

Na União Europeia, de um universo de mais de quatro mil organizações certificadas, apenas 23 são da área desportiva e por isso o Estádio do Dragão e o Dragão Arena voltam a ser referências, não só a nível nacional, como também mundial. Mais um motivo de orgulho para todos os ‘Dragões’, mais uma bandeira de excelência atribuída ao FC Porto. Um cenário visto com bons olhos, por parte da autarquia portuense.

“Tenho que dar os parabéns ao FC Porto porque todos sabemos que é das certificações mais difíceis de serem obtidas e, portanto, não só revela o excelente trabalho que o FC Porto tem feito nestas áreas de sustentabilidade, mas é também inspirador para todos aqueles que, ou vêm às instalações, ao estádio e outros que percebem aquele que é o trabalho que o FC Porto tem feito nestas áreas”, frisa Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, acrescentando que este é mais um importante passo nos compromissos assumidos pelo município neste âmbito.

Porto Canal

“Para uma cidade como o Porto só significa que estamos no bom caminho, porque estamos a dar o exemplo e a liderar pelo exemplo, nestes temas que fixamos para a cidade,, nomeadamente, através do Pacto do Porto para o Clima e da neutralidade carbónica em 2030”, rematou Filipe Araújo, saudando o esforço ‘azul e branco’.

Numa altura em que questões ambientais como a gestão de resíduos, mobilidade, iluminação, consciencialização ambiental dos fãs e o sistema de gestão ambiental das associações de futebol e dos clubes são temas cada vez mais presentes, este é um projeto que vai ao encontro dessas necessidades.

O Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) é um mecanismo voluntário que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações mediante o estabelecimento e a implementação de sistemas de gestão ambiental, bem como a disponibilização de informação relevante ao público e a outras partes interessadas.

Portugal ocupa o 6º lugar na UE, no âmbito do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS). Tem 1.105 organizações certificadas com a norma ambiental ISO 14001 e 13 empresas com rótulo ecológico europeu.

Com mais registos do que Portugal neste sistema está a Alemanha, com 1.200, seguida da Itália, Espanha, Áustria e Bélgica.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Taça de Portugal já mora no Museu dos 'Dragões'

A 19.ª Taça de Portugal de hóquei em patins já mora no Museu FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa esteve na galeria da história azul e branca para receber mais um troféu. Ladeado pelos obreiros da vitória do passado domingo, com a qual vibrou “imenso”, o presidente portista felicitou “um grupo fantástico”, lembrou Ilídio Pinto como “o grande impulsionador” da modalidade no clube, elogiou o filho Eurico “que colocou a secção no topo a vencer tudo”, prometeu continuar a acompanhar a equipa “quando deixar de ocupar” a presidência e deixou um apelo: “Continuem a ser vocês mesmos, a serem vitoriosos e uns grandes atletas do FC Porto”.

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o dérbi da Invicta no Estádio do Dragão

Dérbi da 33.ª jornada da Liga joga-se dia 12 de maio (domingo, 20h30) no Estádio do Dragão.

Próxima edição da I Liga já tem calendário definido

A edição 2024/25 da I Liga portuguesa vai começar a 10 e 11 de agosto, com a 34.ª e última jornada marcada para 17 e 18 de maio de 2025, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).