Construção do Feiródromo de Campanhã só recebeu propostas pelo dobro do preço estipulado

Construção do Feiródromo de Campanhã só recebeu propostas pelo dobro do preço estipulado
| Porto
João Nogueira

O Feiródromo de Campanhã poderá ter de esperar um pouco mais para sair do papel e começar a ser construído. A estrutura foi apresentada pela primeira vez há um ano e estimava-se que pudesse ser inaugurada em abril deste ano. Contudo, o processo atrasou e a autarquia apontou uma nova data para a conclusão: o último trimestre de 2024. Mas o prazo é incerto, uma vez que todas as propostas apresentadas ao concurso superam o preço-base da empreitada. A candidatura mais baixa corresponde a quase o dobro do valor base da obra.

À margem da reunião de executivo desta segunda-feira, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente, falava das dificuldades atuais relacionadas à contratação pública quando exemplificou com o projeto do Feiródromo de Campanhã.

“Isto é uma dificuldade enorme que nós temos”, sublinhou o vereador, exemplificando com o projeto para a zona oriental da cidade: “Lançámos o concurso com 660 mil euros e a proposta mais baixa que recebemos foi 1 milhão e 50 mil euros”.

O projeto para o Feiródromo de Campanhã foi apresentado em abril de 2023 e a inauguração deveria acontecer um ano depois. Decorridos os 12 meses, a estrutura ainda não saiu do papel. Ao Porto Canal, a Câmara do Porto disse em fevereiro que o atraso se devia ao pedido de revisão do projeto por parte do Tribunal de Contas.

O atraso sai agora ainda mais reforçado com as declarações de Ricardo Valente. O vereador recorreu ao projeto que visa acolher as feiras da Vandoma e do Cerco, para justificar os problemas que o município enfrenta ao nível da contratação pública, em especial ao nível de obras.

“É aceitável que se diga qualquer coisa. A realidade é que nós temos, de facto, uma pressão muito grande do ponto de vista das obras públicas. É inegável e isto cria uma enorme dificuldade de execução”, reiterou o autarca.

+ notícias: Porto

Queima das Fitas do Porto arranca sábado com programa composto por cerca de 50 artistas e atividades

A Queima das Fitas do Porto arranca no sábado, contando com um programa composto por cerca de 50 artistas e atividades que vão encher o Queimódromo, as ruas e salas de espetáculo da cidade até ao dia 11.

Adiados condicionamentos de trânsito na baixa do Porto previstos a partir de segunda-feira

A Câmara do Porto informou esta sexta-feira que foram adiados os condicionamentos de trânsito que estavam previstos a partir de segunda-feira em algumas ruas da baixa devido às obras da Linha Rosa da Metro do Porto.

Obras do metro criam novos condicionamentos ao trânsito na Baixa do Porto

Na sequência das obras da Linha Rosa da Metro do Porto, a circulação rodoviária na Baixa do Porto vai sofrer algumas alterações nas ruas de Mouzinho da Silveira e Ferreiras Borges, mas também na via rodoviária envolvente, já a partir de segunda-feira, informou a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.