Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos
CM Guimarães
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

As informações constam de anúncios publicados, separadamente, em Diário da República (DR), nos quais o município liderado por Domingos Bragança (PS) delimita as áreas de reabilitação dos dois parques industriais, nas freguesias de Barco e de Ponte, e dos dois centros históricos das freguesias de Brito e de Moreira de Cónegos.

A área do Parque Industrial da Gandara, Barco, abrange mais de 17 hectares e situa-se junto ao parque da ciência e tecnologia Avepark, enquanto o Parque Industrial de São João de Ponte tem uma área de 35,6 hectares, dedicados à atividade empresarial, dominantemente indústria, armazém e serviços.

Segundo a Câmara de Guimarães, no distrito de Braga, “as áreas dedicadas à atividade económica, correntemente denominadas ‘parques industriais’, são hoje veículo instalado no território e que contribuem decisivamente para a (melhoria) da competitividade da economia”.

“Como tal, materializar ações e medidas que visam qualificar áreas de atividades económicas dedicadas, aumentar o seu (bom) desempenho e potenciar a rentabilização e associação de investimentos e sinergias é hoje parte da estratégia municipal de atuação”, sustenta o município.

Quanto à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos centros cívicos e históricos de Brito (de 6,8 hectares) e de Moreira de Cónegos (6.1 hectares), a autarquia refere que a intervenção visa promover, nomeadamente, “a qualidade ambiental, urbanística e paisagística dos centros urbanos enquanto fatores de estruturação territorial, de bem-estar e de competitividade regional”.

A reabilitação e qualificação do espaço público, a reabilitação integral de edifícios desde que inserida na reabilitação da envolvente, a valorização patrimonial e infraestruturas verdes, a reformulação do sistema viário, favorecendo a pedonalização e a bicicleta, e a reabilitação integral de edifícios para equipamento público, habitação, são outros dos objetivos previstos para estas áreas de reabilitação urbana.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.