Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo
| País
Porto Canal / Agências

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em relação à semana passada, foram confirmados três novos casos de sarampo, dois na Região de Lisboa e Vale do Tejo e um na Região Norte, adianta o Boletim Epidemiológico N.º 8 - Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024, divulgado na terça-feira.

De um total de 169 casos suspeitos notificados entre 01 de janeiro e 21 de abril deste ano, 140 foram descartados.

A maioria dos casos registou-se em Lisboa e Vale do Tejo, onde se confirmaram 14 casos, seguido do Norte, com sete, e da região Centro e da região autónoma da Madeira, ambas com um caso.

Segundo a autoridade de saúde, quatro doentes necessitaram de internamento, não tendo sido registado qualquer óbito.

O primeiro dos casos confirmados foi o de um bebé de 20 meses não residente em Portugal e não vacinado.

A DGS alerta para a importância da vacinação contra o sarampo de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, que recomenda duas doses para crianças e adultos nascidos após 1970.

Segundo o Relatório Síntese Anual da Vacinação 2024 da Direção-Geral da Saúde, divulgado na terça-feira, a vacinação contra o sarampo cumpriu e ultrapassou a meta nacional e internacional dos 95%, “reforçando a proteção com o objetivo de evitar ou limitar surtos”.

Adianta que “a vacinação recomendada aos dois meses de idade é cumprida, mas existe uma franja de 17% a 19% de crianças que se mantêm suscetíveis ao sarampo e doença meningocócica C, aos 13 meses de idade”.

Para a DGS, a “meta dos 95% é crítica para o sarampo, por ser altamente transmissível e por estas crianças frequentarem estabelecimentos pré-escolares, facilitadores da sua transmissão”, defendendo, por isso, que este é “um indicador a melhorar”, por exemplo através da sensibilização dos pais ou tutores legais dos menores para o cumprimento da vacinação recomendada aos 12 meses.

No âmbito da atividade de vigilância epidemiológica do sarampo, a DGS salienta a importância da notificação imediata de casos suspeitos na plataforma informática de suporte ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), em concordância com o enquadramento legal vigente, garantindo a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.