Câmara de Esposende vai construir ponte pedonal e ciclável sobre o rio Cávado

Câmara de Esposende vai construir ponte pedonal e ciclável sobre o rio Cávado
CM Esposende
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Esposende vai construir uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Cávado, anunciou este domingo o presidente.

Segundo Benjamim Pereira, que falava na cerimónia de colocação da primeira pedra do Parque da Cidade, estão a ser finalizadas as negociações com várias entidades para estabilizar a solução para o traçado da nova ponte.

O objetivo é estabelecer uma interligação com a ecovia do Litoral Norte, permitindo uma travessia segura para peões ou ciclistas.

“A atual ponte [de Fão] não tem condições para peões”, referiu.

Benjamim Pereira disse que, numa primeira abordagem, foi estudado o alargamento da ponte metálica de Fão, com a criação de uma faixa lateral para peões e ciclistas, mas essa hipótese foi negada pela Infraestruturas de Portugal, que considerou que aquela travessia não reúne as condições necessárias.

Por isso, adiantou, a opção passa pela construção de uma nova ponte, um projeto que deverá ser apresentado em breve.

Sobre o Parque da Cidade, Benjamim Pereira disse que se trata de uma intervenção numa área de 30 hectares, num investimento de cerca de 8 milhões de euros que deverá estar concluído num prazo de um ano.

O arrue será constituído por percursos pedonais e cicláveis, em articulação com as ecovias do Litoral Norte e do Cávado, e terá espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna, parque de merendas, sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano.

Sublinhando que o parque é um anseio com mais de 10 anos de autarcas e população de Esposende, Benjamim Pereira criticou a burocracia que atrasou o processo, com a exigência de pareceres de toda uma série de entidades.

“É preciso confiar nas autarquias”, reclamou.

+ notícias: Norte

Oliveira de Azeméis diz que Metro do Porto deve focar-se em chegar a "todas as regiões" da AMP

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, que integra a Área Metropolitana do Porto (AMP), defendeu esta terça-feira que, independentemente da sua estrutura acionista, a empresa Metro do Porto deve focar-se em chegar ao sul do território.

Motociclista em estado grave após queda por ribanceira em Paredes

Um motociclista ficou em estado grave depois de uma colisão com um carro em Baltar, avançou fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto ao Porto Canal.

Atualização. Morreu motociclista envolvido em acidente em Paredes

O motociclista que tinha ficado em estado grave após a colisão com um carro acabou por morrer.