Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos
| País
Porto Canal / Agências

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Esta é a primeira vez em cerca de dois anos que há uma redução das prestações dos créditos que usam o indexante a 12 meses, enquanto nos contratos indexados à Euribor a seis e a três meses este será o quarto mês de redução.

Segundo as simulações para a Lusa da Deco/Dinheiro&Direitos, um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, vai pagar a partir de maio 790,45 euros, o que significa menos 25,36 euros do que pagava desde novembro.

Já no que diz respeito aos empréstimos indexados à Euribor a três meses, a prestação da casa – para as mesmas condições – desce para 794,72 euros, ou seja, menos 3,65 euros do que a prestação paga desde a última renovação, em fevereiro.

No caso dos contratos indexados à Euribor a 12 meses revistos em maio, a prestação baixa 4,87 euros, para 778,23 euros.

Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de abril de 3,838% a seis meses, de 3,885% a três meses e de 3,703% a 12 meses.

A média da Euribor considerada para efeitos de revisão de um empréstimo de taxa variável é a do mês anterior ao da assinatura do contrato de crédito.

As Euribor têm estado a recuar nos vários prazos, refletindo a expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para iniciar um corte nas suas taxas diretoras.

Na última reunião de política monetária em 11 de abril, o BCE manteve as taxas de juro de referência no nível mais alto desde 2001 pela quinta vez consecutiva, depois de ter efetuado 10 aumentos desde 21 de julho de 2022.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 06 de junho em Frankfurt.

+ notícias: País

PSP apreende mais de seis mil munições em operação nacional

Mais de seis mil munições e duas armas de fogo foram apreendidas numa operação nacional da PSP para fiscalizar o funcionamento e segurança dos complexos, carreiras e campos de tiro para a prática recreativa, anunciou a corporação.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.