EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto

EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto
Porto Canal
| Desporto
Porto Canal

De 1924 a 2024. O Estrela e Vigorosa Sport (EVS), clube portuense no número 604 da rua com o mesmo nome, na freguesia de Paranhos, celebra neste 30 de abril o seu centenário, numa cerimónia que contou com um hastear de bandeira e que juntou dezenas de pessoas.

Também conhecido como ‘Clube das Cavadas’, este que é um dos mais tradicionais clubes portuenses, tem hoje em dia para lá de uma dezena de modalidades. O EVS nasce da fusão entre o “Estrela Sport Clube” e o “Vigorosa Sport Club”, num ano em que nascia também Mário Soares, era fundada a marca de automóveis Mercedes-Benz e os Jogos Olímpicos de Verão realizavam-se em Paris.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Sediado na zona das Antas, o Estrela e Vigorosa Sport começou por dedicar-se ao futebol, mas nove anos depois, em 1933, acabaria por deixar a modalidade. Além do futebol, espreitou outros desportos. É “um dos clubes fundadores das Associações do Porto de Andebol, Basquetebol, Voleibol e Ténis”, pode ler-se no ‘website’ oficial do clube.

Em 1936 torna-se no primeiro clube da cidade do Porto a ter um campo de hóquei em patins. Além destas modalidades (hóquei em patins, andebol, basquetebol, voleibol e ténis), naqueles primeiros anos do EVS era também possível praticar ginástica infantil, hóquei em campo, atletismo e tiro.

A oferta desportiva continuou a crescer, passando a dispor de andebol feminino, desporto automóvel, badminton, ballet, karate, voleibol feminino, aeróbica, dança e ginástica de manutenção.

Dois anos depois da Revolução dos Cravos em Portugal, um novo marco para o Estrela e Vigorosa Sport, com a construção do pavilhão e dos ginásios anexos, “que permitiu um alargar da oferta desportiva, não só dentro do próprio clube como também a outras colectividades através da cedência dessas instalações”, refere o clube.

Já em 1984 é reconhecido como Instituição de Utilidade Pública, numa altura em que também o campismo e o pólo aquático integravam a oferta desportiva do clube. Dez anos depois era criada a Secção de Desporto Adaptado (Paralisia Cerebral). O ano 1995 revela-se também muito importante para o EVS, com “o alargamento do apoio à Deficiência Mental, nas modalidades de Atletismo e Futebol, e Motora, nas modalidades de Ténis e Basquetebol em cadeira de rodas”.

É nesses anos que se dá a “construção de um pavilhão (indoor) para a prática do Ténis, com dois campos em terra batida”, o que “permitiu optimizar as condições de treino e lazer para praticantes (iniciação, aperfeiçoamento, competição) e sócios”, pode ler-se no ‘website’ do clube.

Atualmente, o Estrela e Vigorosa Sport é um clube onde se pode praticar ténis, andebol, hóquei, ballet, acrobática, kung fu, karaté, hip hop, zumba, kick boxing, ioga, gym for kids entre outras modalidades de fitness.

+ notícias: Desporto

Já são conhecidos os jogadores que vão representar Portugal no Euro 2024

Já são conhecidos os 26 jogadores convocados da seleção portuguesa para a fase final do Europeu de futebol de 2024. A divulgação das escolhas do selecionador Roberto Martínez foi feita esta terça-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras.

FC Porto: Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição convocados para o Euro 2024

FC Porto empresta três atletas à seleção portuguesa