Taxa de desemprego cai para 6,5%

Taxa de desemprego cai para 6,5%
| País
Porto Canal / Agências

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A taxa de desemprego situou-se em 6,5%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao do mês anterior, igual ao de três meses antes e inferior em 0,3 pontos percentuais ao do mesmo mês de 2023”, refere o INE nas “Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego” de março.

Naquele mês registaram-se 346.500 desempregados, menos 1,6% face a fevereiro e 3,9% abaixo de março de 2023, mantendo-se o valor por comparação com dezembro do ano passado.

A taxa de desemprego jovem, que abrange pessoas com idade entre os 16 e os 24 anos, com valores ajustados de sazonalidade, terá sido de 22,3% em março deste ano, contra 19,5% no mesmo mês de 2023 e 22,4% no mês anterior.

A estimativa do INE aponta ainda que a população empregada aumentou 2,0% face a março de 2023 e 0,2% em cadeia (relativamente a fevereiro de 2024), para 5.013,9 mil pessoas.

Já a população inativa terá sido de 2.438,7 mil, mais 1,3% do que um ano antes, mas 0,1% abaixo de fevereiro.

A taxa de subutilização do trabalho, que agrega a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis e os inativos disponíveis, mas que não procuram emprego, fixou-se em 11,4%, valor idêntico ao de fevereiro de 2024 e inferior ao de março de 2023 (0,6 pontos percentuais).

O INE publicou ainda as estatísticas definitivas relativas a fevereiro de 2024, tendo revisto em baixa a taxa estimada, que era de 6,7%, para 6,6%.

Assim, a taxa de desemprego em fevereiro foi superior em 0,1 pontos percentuais à do mês anterior e à de três meses antes, mas inferior em 0,3 pontos percentuais à de um ano antes.

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.