"Com a ajuda dos adeptos, somos imparáveis". Azuis e brancas vibram com tetracampeonato

"Com a ajuda dos adeptos, somos imparáveis". Azuis e brancas vibram com tetracampeonato
| Desporto
Maria Leonor Coelho

O Dragão Arena explodiu de alegria e festejos, na noite desta quarta-feira, depois de o FC Porto vencer o quinto jogo do playoff da final, frente ao PV Colégio Efanor por 3-0, conquistando assim o quarto título consecutivo de voleibol.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O trabalho diário, a evolução jogo a jogo e o apoio dos adeptos foram determinantes na conquista do tetracampeonato de voleibol feminino.

As azuis e brancas entraram com o pé direito no duelo decisivo, ao vencer o primeiro set por 26-24. Depois de um primeiro momento renhido, o FC Porto aproveitou a curta pausa para corrigir alguns erros e, durante o segundo set, mostrou uma vontade extrema de levantar o troféu, vencendo por uma margem de oito pontos. Contudo, a equipa do Colégio Efanor não baixou os braços e entrou no terceiro set de forma aguerrida, chegando mesmo a assumir uma vantagem de seis pontos, que foi recuperada pelo FC Porto a tempo de conseguir fechar o duelo por 3-0.

Foi uma falta na rede, por parte da equipa visitante, que fez soar o apito de Luís Meireles, atribuindo a vitória à equipa comandada por Miguel Coelho.

Erguer a taça de dragão ao peito

“Foi o dia mais feliz da minha carreira”, garante o técnico portista, em declarações ao Porto Canal, no rescaldo da partida. “Acabar um projeto, que foi construído para ganhar, desta forma, em casa, com esta reunião de adeptos e quase de família é muito bom, é um sentimento de dever cumprido”, assegura.

Sentimento partilhado por Ana Rui Monteiro, que descreve com emoção a sensação de ser campeã nacional de dragão ao peito. “É um sonho poder estar aqui, já era um sonho vir para o FC Porto, ser campeã é o máximo”.

A zona 4 está a viver um bom momento na carreira desportiva. Para além de ter erguido o troféu de campeã nacional, a atleta de apenas 19 anos foi um dos grandes destaques da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-20, tendo despertado a atenção do selecionador Hugo Silva, que a convocou para a equipa sénior.

No FC Porto, encerrou a época na qualidade de atleta com mais jogos disputados, tendo já renovado pelas azuis e brancas. Ana Rui Monteiro quer agora “conquistar mais espaço aqui no clube e mais títulos”.

A equipa chegou a um consenso: ser campeão “é uma sensação inexplicável” e Gabi Coelho não fugiu à regra. A zona 4 agradeceu ainda todo o apoio vindo das bancadas, “num Dragão Arena cheio de adeptos a apoiar-nos, sempre com um ambiente incrível, sentimos muito apoio”.

Tetracampeonato a ser semeado desde setembro

Ao entrar no Dragão Arena, esta quarta-feira, Miguel Coelho já sentia que ia levantar o troféu. “Nós sempre sentimos que íamos ser campeões nacionais e sabíamos que o que a equipa produzia era suficiente”.

Na perspetiva do treinador, o plantel esteve mais perto de concretizar o objetivo a cada derrota. “As derrotas ensinaram-nos muito”, confessa, e permitiram que a equipa da casa vencesse o duelo decisivo pela margem máxima.

Taylor Sandbothe partilha da opinião do treinador e acrescenta que o trabalho tem vindo a ser desenvolvido desde o início da temporada. “Nós trabalhamos tanto, combatemos tantas dificuldades até chegar aqui, eu acho que isso mostra o trabalho que dedicamos”, realça a central portista.

Assistir ao triunfo da bancada

Afastada da quadra devido a uma lesão no joelho, Eliana Durão não conteve a emoção durante os festejos. “Foi um processo, não foi fácil sentir-me parte das conquistas da equipa, foi muito difícil estar de fora, mas hoje é com muita felicidade que estou a vê-las brilhar e a conquistar mais um título para o FC Porto”, confessa a distribuidora.

A jogadora lesionou-se em novembro, mas o percurso que estava a trilhar no início da época foi suficiente para lhe valer a renovação do contrato. “Foi a maior prova de confiança que alguma vez já depositaram em mim e foi, sem dúvida, darem-me uma mão num dos momentos mais difíceis da minha vida”.

Questionada pelo Porto Canal, Lila, como é carinhosamente apelidada pelos adeptos, garantiu já estar a pensar no pentacampeonato e no contributo que pode vir a dar à equipa, assim que estiver recuperada. “Quem está no FC Porto e não pensa em ganhar já no próximo ano, não está aqui a fazer nada”, remata a internacional portuguesa.

Em casa manda o Dragão

O fator casa foi decisivo nos cinco jogos do playoff da final. O FC Porto entrou com o pé direito no primeiro jogo, disputado no Dragão Arena, mas o Colégio Efanor levou a melhor no segundo, após vencer frente às azuis e brancas, na Senhora da Hora. No terceiro jogo, as portistas recuperaram a vantagem em casa, que foi igualada pelo Colégio Efanor no quarto duelo.

Na partida decisiva, o apoio dos adeptos mostrou-se determinante, atribuindo a vitória à equipa da casa. “O fator casa teve toda a relevância”, defende Miguel Coelho. “A energia que se sentiu, a consistência de toda a gente que esteve aqui connosco e a maneira como nos foram empurrando foi absolutamente incrível”, acrescenta o técnico.

As azuis e brancas despediram-se de uma época “com mais altos do que baixos” da melhor forma e fizeram o Dragão Arena explodir de alegria, num dia que ficou também marcado pelo abraço entre André Villas-Boas e Jorge Nuno Pinto da Costa.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.