Comissão do Orgulho LGBTI+ do Porto quer mais inclusão nas iniciativas da Câmara contra a homofobia

Comissão do Orgulho LGBTI+ do Porto quer mais inclusão nas iniciativas da Câmara contra a homofobia
| Porto
Porto Canal

Na noite de 16 de maio, a fachada da Câmara do Porto vai iluminar-se com as cores da bandeira arco-íris por forma a assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Apesar de bater palmas à iniciativa municipal, a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) lamenta não ter recebido um convite e apela a uma maior inclusão das organizações que trabalham anualmente pela causa.

A comunicação feita através das redes sociais surge depois de algumas associações ligadas à COMOP terem recebido convites de uma organização desconhecida para o evento. De acordo com a nota, estão em cima da mesa preocupações sobre a representatividade e coordenação adequadas de iniciativas relacionadas com os direitos da comunidade LGBTI+.

“A COMOP considera essencial que quaisquer iniciativas relacionadas com a representatividade e os direitos da comunidade LGBTI+ sejam coordenadas diretamente com as entidades legitimamente envolvidas e reconhecidas localmente”.

É pedida uma participação e inclusão de organizações que se dedicam ao longo de todo o ano pela defesa e luta dos direitos da comunidade LGBTI+, bem como um convite oficial por parte da autarquia: “ A COMOP considera essencial que quaisquer iniciativas relacionadas com a representatividade e os direitos da comunidade LGBTI+ sejam coordenadas diretamente com as entidades legitimamente envolvidas e reconhecidas localmente”.

Na nota, a organização confirma também o local e apoio logístico da Ágora para o Arraial + Orgulhoso do Porto, no Largo Amor de Perdição.

+ notícias: Porto

GNR desmantela rede que traficava droga no Porto. Apreendidas mais de 70 mil doses de haxixe

A GNR desmantelou, no domingo, uma rede de tráfico de droga que operava no Grande Porto, tendo detido 10 homens e apreendido mais de 70 mil doses de estupefacientes, bem como cerca de 100 mil euros, foi esta segunda-feira revelado.

Ativistas pró-Palestina obrigados a "desmobilizar" da Faculdade de Ciências do Porto

Os ativistas pró-palestina que desde quinta-feira se mantêm em protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto receberam, no domingo, a indicação para desmobilizarem até às 20h de hoje ou “serão acionados meios” para os retirar.

Câmara do Porto reprova bolsa de prioridades para casos de despejo sem habitação assegurada

São precisas mais respostas de emergência e de inclusão social no Porto. Foi essa a base da proposta que a CDU apresentou esta segunda-feira, em reunião de executivo, que recomendava um programa integrado nas áreas mais carenciadas da cidade. A recomendação acabou reprovada, contando apenas com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda.