Do século XIX até à atualidade: Uma viagem de moliceiro pela ‘Veneza’ portuguesa

Do século XIX até à atualidade: Uma viagem de moliceiro pela ‘Veneza’ portuguesa
Lusa
| Norte
Porto Canal

Mas afinal o que são os barcos moliceiros e de onde surgiram? Porque se tornaram tão importantes para a cidade de Aveiro? E que valor cultural tem para a região?

Estas são algumas das questões colocadas pelos mais curiosos sobre estes passeios pelos canais da ‘Veneza’ portuguesa.

Surgindo no século XIX, os barcos moliceiros eram embarcações utilizadas como auxílio na apanha do moliço, uma alga que ajudava na fertilização dos terrenos agrícolas.

Estas embarcações tradicionais e repletas de história apenas existem e navegam na Ria de Aveiro.

Atualmente, os barcos moliceiros tornaram-se uma fonte de atração turística para o município de Aveiro.

É através de passeios nestas embarcações, com a duração de 45 minutos, que os visitantes conseguem ver e passar pelos principais quatro canais de Aveiro, como é o caso do côjo, central, das pirâmides e são roque.

Além disso conseguem ainda observar e apreciar os diversos edifícios de arte nova, o bairro dos pescadores e as salinas de Aveiro.

Os barcos moliceiros foram inscritos para serem reconhecidos como património cultural imaterial em 2022. Um dos elementos que se tornou durante o passar dos anos, um ícone de identidade cultural da ´Veneza Portuguesa’ e que agora quer ficar eternizado na história do país.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.