Metro do Porto lança novo concurso para aquisição de veículos para a Linha Rubi até ao final do ano

Metro do Porto lança novo concurso para aquisição de veículos para a Linha Rubi até ao final do ano
Foto: Pedro Gabriel Soares | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto irá lançar um "novo concurso para aquisição de veículos para a Linha Rubi, até ao final do ano", avançou fonte da empresa ao Porto Canal.

A nova Linha Rubi, que vai ligar a Casa da Música a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, vai ser a primeira da rede da Metro do Porto a permitir composições sem condutor. Irá integrar o sistema CBTC (Communications-Based Train Control), que “abre a possibilidade de, no futuro, a linha poder ter operação automática”, referia fonte da empresa ao Negócios a 10 de agosto.

Para a concretização da nova linha de metro será construída uma nova travessia sobre o Douro, a Ponte Ferreirinha, que contempla um financiamento de 370 milhões de euros, o maior do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Porto Canal

A Linha Rubi vai ser a segunda ligação de metro entre o Porto e Gaia e promete captar até 12 milhões de validações por ano, quase alcançando as registadas na Linha Amarela, que liga o Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio em Gaia.

Dados da operação do primeiro trimestre de 2023 revelavam em abril que este foi o melhor trimestre em termos de validações. Até agora, o melhor ano tinha sido o de 2019, mas o primeiro trimestre deste ano já está a superar os valores que, na altura, registaram as 71,4 milhões de validações.

Com a abertura do novo concurso, até ao final do ano, as novas composições para a operação da Linha Rubi vão juntar-se às 18 que estão atualmente em testes e que vão fazer o reforço da operação do metro do Porto, com foco para a Linha Amarela, como noticiou esta terça-feira o Porto Canal.

As composições CT devem entrar em funcionamento “em finais de setembro ou início de outubro”, aquando da entrada em vigor do horário de inverno, apesar de inicialmente estar previsto o início para agosto.

A construção da nova linha vai levar à demolição de casas dentro da Zona Especial de Proteção da Escola Primária do Cedro, em Gaia, confirma o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução da Linha Rubi do Metro do Porto.

O investimento total na obra é de 435 milhões de euros e as obras devem arrancar ainda este ano.

Com a construção da da Linha Rubi, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmava a 22 de agosto, que quer replicar o modelo de corredores BUS de alta capacidade da Estrada Nacional 222, que apelida de 'metrobus', noutros eixos do município, aproveitando a nova linha do metro.

+ notícias: Porto

Homofobia esconde-se nas ruas do Porto mas é protagonista nas redes sociais

Pela primeira vez, e no aniversário dos 50 anos da liberdade em Portugal, a Câmara do Porto deu um passo, aplaudido por uns e criticado por outros. A fachada dos Paços do Concelho iluminou-se, na véspera desta sexta-feira, com a bandeira LGBTQIA+, para assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Mas entre progressos e uma luta que não se faz apenas no mês de junho, o preconceito ainda existe e persiste? Os portuenses respondem.

PSP abre caminho a desfile de motas no Porto após não o fazer com bicicletas

A PSP vai desobstruir o trânsito para a circulação de motas num desfile solidário no domingo, uma semana depois de não o ter feito num evento com bicicletas, indicou esta sexta-feira o Comando Metropolitano do Porto, após questões da Lusa.

Protesto na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto estende-se até sábado

Os cerca de 35 estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP) vão manter-se, pelo menos até sábado, no local, revelou esta sexta-feira à Lusa, Carolina Moreira, da organização.