Fiscais da STCP vão poder multar carros mal estacionados

Fiscais da STCP vão poder multar carros mal estacionados
| Porto
Porto Canal

A STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), vai passar a ter poderes para fiscalizar carros mal estacionados em corredores BUS e paragens de autocarro a partir de 2024. O anúncio foi feito pelo comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, esta quinta-feira, no final da cerimónia para assinalar os 85 anos daquela força.

O protocolo “Via Livre” para a fiscalização no âmbito da mobilidade dos transportes públicos, que até agora funciona por equipas constituídas por um elemento da STCP e outro da Polícia Municipal, passará a poder ser feita de forma exclusiva pelos fiscais da operadora de transportes “devidamente formados e acreditados”, refere Leitão da Silva, citado pelo JN.

A medida, avançada pelo Porto Canal em setembro deste ano, obrigou à alteração dos estatutos da operadora. Numa entrevista exclusiva, o presidente da autarquia, Rui Moreira, revelava que o tema iria ser levado a reunião da Câmara. “Uma alteração aos estatutos da STCP que vai permitir retomar um modelo que existia no início do século, chamado Via Livre, em que vai haver um fiscal dentro do autocarro que pode multar qualquer veículo que esteja abusivamente a obstruir os canais dedicados para o transporte público. Isso vai já à próxima reunião de Câmara”, explicava, em setembro, o edil.

O trabalho será feito por 15 fiscais da STCP, “talvez até mais”, frisava o comandante da Polícia Municipal à margem da cerimónia desta quinta-feira.

+ notícias: Porto

Acessos no Intermodal de Campanhã permanecem fechados até TGV ganhar forma

Os acessos aos cais dos comboios da estação de Campanhã, através do Terminal Intermodal, no Porto, não deverão ser abertos até que comece a ganhar forma o novo edifício que vai ser criado no âmbito do projeto de alta velocidade (TGV) que vai revolucionar a zona oriental da cidade.

Após polémica, classificação de Magnólia centenária no Porto vai mesmo avançar 

A intenção é proteger a Magnólia denudata escondida na Rua de São Vicente, em Ramalde, no Porto. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas vai classificar como tendo interesse público a árvore com mais de 100 anos situada nas traseiras da casa da família do escritor Afonso Reis Cabral.

Alegado carteirista detido no Porto 

A PSP deteve um homem, de 33 anos, na terça-feira na Rua de Camões, no Porto, suspeito de furtar uma mochila e identificou um segundo suspeito de furto de uma carteira, foi anunciado esta quarta-feira.