Movimento de Rui Moreira quer portagens na VCI

Movimento de Rui Moreira quer portagens na VCI
| Porto
Porto Canal

O movimento independente de Rui Moreira defende que sejam introduzidas portagens na Via de Cintura Interna, como estratégia para enfrentar os problemas de trânsito naquela via. O objetivo é desencorajar o atravessamento da VCI “como passagem.”

De acordo com a moção, que irá ser apresentada na reunião extraordinária da Assembleia Municipal do Porto a decorrer na noite desta segunda-feira, a bancada do movimento propõe "aplicar taxas de portagem na VCI a todo tráfego de atravessamento, excetuando-se aquele que tem como origem e destino a cidade do Porto”, pode ler-se.

O objetivo passa por “inibir o recurso a esta como via de passagem, através da aplicação de taxas dinâmicas definidas em função do nível de serviço registado naquela infraestrutura”.

Em sentido inverso, a moção defende “isentar de taxas de portagem todos os veículos pesados de mercadorias que utilizem a CREP em alternativa à VCI”.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, exigiu esta segunda-feira a aplicação das medidas para retirar pesados da VCI, acordadas por um grupo de trabalho em 2020, responsabilizando o Governo e Matosinhos pela não implementação.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.