Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve

Santo Tirso lança concurso para transportes públicos até chegada da MobiAve
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Santo Tirso lançou esta segunda-feira um concurso público internacional, no valor superior a dois milhões de euros, para garantir transporte para a população até à entrada em vigor do serviço intermunicipal de transportes, o MobiAve.

No anúncio do procedimento hoje publicado em Diário da República, denominado “Prestação de Serviço Público de Transporte Regular de Passageiros no Município de Santo Tirso”, a autarquia do distrito do Porto define como preço base para a aquisição de serviços o montante de 2.071.392,61 euros.

Fonte da autarquia explicou à Lusa que o atraso na concretização do serviço intermunicipal que vai servir os concelhos de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Trofa, conjugada com o fim, em 31 de janeiro, dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), “na sequência do processo de alteração da mobilidade urbana em curso na Área Metropolitana do Porto, através da Unir, e no concelho de Santo Tirso, por via da MobiAve”, determinou o avançar “para esta solução”.

Segundo a fonte, os atrasos verificados com a entrada em vigor do serviço da MobiAve “tem que ver com validações necessárias que permanecem no Tribunal de Contas”.

Apesar de ter a duração prevista de um ano, o serviço que a autarquia pretende contratar e que quer se inicie a 06 de junho termina com a entrada em funcionamento da MobiAve, estimando o executivo liderado pelo socialista Alberto Costa que aconteça no segundo semestre de 2024.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.