"PéPedal", a iniciativa que recompensa as crianças de Aveiro por irem a pé ou de bicileta para a escola

"PéPedal", a iniciativa que recompensa as crianças de Aveiro por irem a pé ou de bicileta para a escola
| Norte
Porto Canal

O "PéPedal" é um programa de mobilidade desenhado para as escolas, para promover e incentivar as deslocações ativas, como o ir a pé ou de bicicleta para a escola. A iniciativa, lançada em Novembro de 2023 e que está a ser implementado pela primeira vez em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, pretende assim incutir desde cedo o tema da mobilidade sustentável entre as gerações mais jovens, premiando o esforço das crianças.

Desde a sua criação, o programa já culominou na realização de 1015 viagens para crianças entre os 3 e os 10 anos. 

O programa passou a contar com uma rede de amigos composta por vários estabelecimentos comerciais da cidade que irão dar prémios às crianças que costumam viajar nos Comboios PéPedal.

“Cada participante passa a ter um passe onde vai validando as viagens que vai fazendo e somando pontos”, frisa, ao jornal Público, Maria Miguel Galhardo, presidente da associação Ciclaveiro. 

Estes combois asseguram já 12 linhas ativas, das quais nove são feitas a pé e três de bicicleta, rumo às quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

Todos os trajetos, devidamente, acompanhados por pais voluntários que guiam as crianças até aos estabelecimentos de ensino e validam as suas viagens nos passes individuais.

"Pretende-se AUMENTAR as deslocações ativas para a escola a pé e de bicicleta e REDUZIR o número de crianças que se deslocam de carro, sensibilizando para a importância da atividade física e a redução do sedentarismo infantil, incentivando a autonomia das crianças, a socialização e o conhecimento do lugar e da comunidade onde estão inseridas", refere o organismo. 

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.