PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho
CM Matosinhos
| Porto
Porto Canal/Agências

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Na denúncia, acompanhada de um vídeo, datado de 21 de março deste ano, onde são visíveis dois ratos no jardim defronte da Câmara Municipal, o vereador social-democrata, Bruno Pereira, afirma que “já não é possível usufruir dos parques infantis, como, por exemplo, no do Jardim Basílio Teles, ou de outros espaços de lazer, já que os ratos ocupam aqueles espaços públicos e adjacentes”.

Neste contexto, o autarca social-democrata acusa Luísa Salgueiro, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, de “continuar a colocar em causa a saúde pública dos matosinhenses, apesar das múltiplas chamadas de atenção para este flagelo nos últimos tempos”.

“Na recente reunião pública do executivo de 21 de fevereiro de 2024, diversos autarcas da oposição alertaram para a proliferação de ratos, em diversos pontos do concelho, com especial incidência nas zonas urbanas de Guifões, Senhora da Hora e Matosinhos, junto à unidade crematória de Matosinhos”, assinala o vereador.

Bruno Pereira acrescenta que “recentemente informou institucionalmente o delegado de saúde municipal e Luísa Salgueiro da existência de falhas e ineficiência na recolha de resíduos orgânicos em locais fechados, como casas de lixo, pois os restos alimentares em decomposição originaram a proliferação de pragas, tais como larvas, entre outros vermes”.

Em face das “queixas e alertas públicos de munícipes”, o autarca nota ser “por demais evidente a falta de organização da Câmara de Matosinhos e irresponsabilidade de Luísa Salgueiro”.

O vereador promete levar o assunto à próxima reunião do município enfatizando que a “saúde e a salubridade pública não podem ficar à mercê da ineficácia política de Luísa Salgueiro na gestão da recolha de resíduos e na limpeza dos espaços públicos”.

A Lusa tentou obter uma reação da presidente da câmara, mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.