FC Porto: Lista B divulga programa eleitoral

FC Porto: Lista B divulga programa eleitoral
| Desporto
Porto Canal

André Villas-Boas encabeça a candidatura “Só há um Porto”

“Valores”, “vitória”, “inovação”, “saúde financeira”, “planeamento”, “Fundação FC Porto”, “comunicação”, “integridade”, “sustentabilidade”, “ética e transparência” são os “dez mandamentos” do movimento “Só há um Porto”, que define como “missão” o “sucesso desportivo e económico do Clube, promovendo a paixão pelo desporto, e criando um laço único entre o Clube, a Comunidade e os seus Adeptos”, ao mesmo tempo que deseja “desenvolver novos talentos, competir ao máximo nível em Portugal e nas competições Internacionais, e espalhar o bom nome do FC Porto e os valores fundamentais da Lealdade, Fair-play, Integridade e Igualdade”.

Nas 67 páginas do manifesto eleitoral divulgado esta quarta-feira, a candidatura liderada por André Villas-Boas divide a “estratégia de intervenção em cinco áreas fundamentais”: “programa desportivo”, “reestruturação financeira”, “ecletismo”, “caminhos para a excelência” e “transparência e ética”.

O “programa desportivo” sustenta-se num “novo organograma” dentro do qual será adotado “um modelo organizacional ágil na decisão e centrado nos resultados” capaz de refletir “a complexidade e multidimensionalidade do futebol atual e ao mesmo tempo sublinha a importância de ter as pessoas certas nos lugares certos em cada momento”. O scouting, a formação, o Centro de Alto Rendimento, a performance, a área médica, o futebol feminino e o futsal são outros tópicos abordados em detalhe no mesmo capítulo.

A “reestruturação financeira”, sob a tutela de José Pedro Pereira da Costa, tem por base os “caminhos para a viabilidade financeira”, a “disciplina financeira”, “reduzir o passivo”, “aumentar as receitas”, “reduzir os custos operacionais”, “gerar resultados por valorização de ativos” e criar “uma marca global” sob uma “gestão rigorosa” baseada no “cumprimento rigoroso das regras UEFA” capaz de atingir “resultados operacionais equilibrados e positivos”.

Por “um clube mais eclético” capaz de fazer “renascer o espírito da prática do desporto amador” e de “cada sócio um atleta”, a Lista B aponta ao “crescimento infraestrutural do clube” após a reavaliação do “modelo operacional” das modalidades existentes. “Para a época 2025/26 estudaremos a hipótese de fazer regressa ao FC Porto a modalidade de Voleibol masculino, incluindo os escalões de formação na vertente feminina e masculino, bem como um regresso do nosso Clube ao Atletismo”, pode ler-se no documento.

Os “caminhos para a excelência” pretendem “vincar a cultura de clube”, dar “voz aos sócios”, responder “às exigências do mercado” e tornar o FC Porto “motor da defesa do associativismo”. Para tal há que valorizar “os sócios”, “o atleta”, “as Casas do FC Porto”, “os Grupos Organizados de Adeptos”, criar a “Fundação FC Porto”, olhar para o Museu “como dinamizador do futuro e da cultura de vitória” e fomentar uma série de iniciativas que aproximem a instituição das pessoas.

Pela “transparência e ética”, André Villas-Boas promete a criação de uma “comissão de ética”, do “portal da transparência”, de “um código de conduta”, “uma relação mais próxima e direta com os organismos que tutelam o futebol” e “tolerância zero” para “eventuais irregularidades”. O “plano para a igualdade de género” e o “plano para a mobilidade e sustentabilidade ambiental” também estão entre as prioridades do movimento “Só há um Porto”.

“O Programa que vos apresentei não é apenas uma estratégia para vencer as eleições; é uma visão, um compromisso e, acima de tudo, personificação da paixão que todos nós partilhamos pelo FC Porto aliada à exigência e responsabilidade que está inerente à Presidência do Clube”, escreve o candidato antes de definir a “visão a dez anos”.

Em 2024/25, com “planeamento para implementação da visão”, o candidato pela Lista B trabalhará em prol de “um FC Porto organizado e estruturado” e de “um novo modelo de gestão desportiva desde a formação até à equipa principal”. De 2025 a 2027 fará nascer “um FC Porto com infraestruturas renovadas, que sustenta a sua valorização na formação em todas as modalidades”. Entre 2026 e 2028 existirá “um FC Porto com uma marca forte e valorizada no mercado, alicerçada na presença consistente nas competições internacionais de referência”.

No quadriénio 2028-2032, André Villas-Boas garante “um FC Porto com a sua reestruturação económica e financeira consolidada” e, até 2034, “um FC Porto como clube modelo e referência a nível nacional e internacional, com presença no top-10 do ranking de clubes da UEFA”.

As eleições para os Órgãos Sociais do FC Porto terão lugar dia 27 de abril no Estádio do Dragão.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Chaves

Já se encontram disponíveis, exclusivamente na plataforma SmartFan, os bilhetes para o jogo entre o Desportivo de Chaves e o FC Porto referente à ronda número 31 do campeonato e agendado para as 20h30 de sábado no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (Sport TV1).

EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto

De 1924 a 2024. O Estrela e Vigorosa Sport (EVS), clube portuense no número 604 da rua com o mesmo nome, na freguesia de Paranhos, celebra neste 30 de abril o seu centenário, numa cerimónia que contou com um hastear de bandeira e que juntou dezenas de pessoas.