FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

Os nove graus celsius sentidos em Nyon, associados ao evidente e natural nervosismo demonstrado por ambas as equipas, transformaram a primeira dezena de minutos numa mera formalidade sem qualquer perigo perto das balizas. Aos 12, no entanto, o AC Milan adiantou-se no marcador. A partir de um lançamento lateral, Filippo Scotti ganhou as costas a Gabriel Brás, entrou na área e conseguiu desviar de Diogo Fernandes para inaugurar o marcador (1-0).

Os portistas procuraram a resposta e paulatinamente assumiram o domínio do encontro. Aos 33 minutos, surgiu a primeira aproximação com perigo junto da baliza de Raveyre: Jorge Meireles bateu um livre à direita direcionado ao segundo poste, Anhá Candé amorteceu, mas André Oliveira não conseguiu visar as redes transalpinas.

Aos 39, Gabriel Brás rasgou a estrutura defensiva italiana com um exímio passe vertical para Jorge Meireles, que recebeu entre linhas, entrou dentro da área e viu o remate impedido pela mão de Bartesaghi. Atilla Karaoglan apontou para a marca de grande penalidade, o número 11 apontou ao canto direito da baliza e o guarda-redes, mesmo tendo adivinhado o lado, não conseguiu parar o remate. Estava restabelecida a igualdade, que se manteve até ao intervalo (1-1).

A segunda parte começou inversamente proporcional à primeira, com um golo e consequente reviravolta do FC Porto no marcador com o contributo dos mesmos homens que haviam estado em destaque no primeiro. Jorge Meireles bateu o canto à direita e, nas alturas, ao primeiro poste, Gabriel Brás entrou de rompante e cabeceou para o fundo das redes para euforia das centenas de portistas presentes nas bancadas (2-1).

O adiantamento poderia ter-se tornado ainda maior aos 71 minutos, quando Gonçalo Sousa roubou a bola a um defesa e, com o guarda-redes deslocado, atirou a rasar o poste. Aos 76, com o jogo partido, o camisola 7 arrancou à direita, deu para o recém-entrado Tiago Campas, que deu para Rodrigo Mora. O 10 encontrou espaço para rematar e acertou no poste.

À procura de nova igualdade, o AC Milan cresceu no jogo e valeu aos Dragões Diogo Fernandes, que travou uma tentativa de golo de calcanhar de um avançado italiano com um reflexo apuradíssimo.

O terceiro golo ficou a centímetros de distância por duas ocasiões aos 83 minutos, quando, isolado por um pontapé de baliza, Gonçalo Sousa tirou o guardião do caminho e deu para Gil Martins, que não conseguiu desviar de Nsiala. Na recarga, Anhá Candé atirou ao lado, tal como aconteceu três minutos mais tarde.

Não marcou o FC Porto, acabou por marcar o adversário. Aos 93 minutos, Zeroli conseguiu desviar o pontapé longo de Gabriel Brás e, após uma sucessão de ressaltos, Simmelhack empatou a partida (2-2), que seguiu para as grandes penalidades.

Na marca dos onze metros, os italianos foram mais fortes. Jorge Meireles e Gil Martins falharam para os portistas, Diogo Fernandes ainda defendeu uma grande penalidade, mas a aventura europeia terminou em Nyon (4-3).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-AC MILAN, 2-2 (3-4)
UEFA Youth League, meia-final
19 de abril de 2024
Centro Desportivo de Colovray, em Nyon (Suíça)

Árbitro: Atilla Karaoglan (Turquia)
Assistentes: Ceyhun Sesigüzel e Cevdet Komurcuoglu (Turquia)
Quarto árbitro: Lukas Fähndrich (Suíça)
VAR: Fedayi San (Suíça)
AVAR: Lionel Tschudi (Suíça)

FC PORTO: Diogo Fernandes; Martim Fernandes, Gabriel Brás (cap.), Luís Gomes, Bernardo Ferreira, André Oliveira, António Ribeiro, Rodrigo Mora, Jorge Meireles, Gonçalo Sousa e Anhá Candé
Substituições: João Teixeira por Tiago Campas (71m), Rodrigo Mora por Gil Martins (80m) e Dinis Rodrigues por Bernardo Ferreira (88m)
Não utilizados: Gustavo Lacerda (g.r.); Luís Gomes, Cardoso Varela e Tiago Andrade
Treinador: Nuno Capucho

AC MILAN: Raveyre; Magni, Simić, Nsiala, Bartesaghi, Stalmach, Malaspina, Zeroli, Scotti, Sia e Camarda
Substituições: Stalmach por Liberali (66m), Camarda por Simmelhack (67m), Sia por Sala (74m) e Bonomi por Bartesaghi (87m)
Não utilizados: Andrea Bartoccioni (g.r.), Bakoune e Parmiggiani
Treinador: Ignazio Abate

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Filippo Scotti (12m), Jorge Meireles (40m), Gabriel Brás (64m) e Simmelhack (90m+3)
Disciplina: cartão amarelo a Nsiala (26m), Camarda (35m), Simic (53m), André Oliveira (61m), Dinis Rodrigues (75m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.