Fiscais da STCP vão poder multar carros mal estacionados

Fiscais da STCP vão poder multar carros mal estacionados
| Porto
Porto Canal

A STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), vai passar a ter poderes para fiscalizar carros mal estacionados em corredores BUS e paragens de autocarro a partir de 2024. O anúncio foi feito pelo comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, esta quinta-feira, no final da cerimónia para assinalar os 85 anos daquela força.

O protocolo “Via Livre” para a fiscalização no âmbito da mobilidade dos transportes públicos, que até agora funciona por equipas constituídas por um elemento da STCP e outro da Polícia Municipal, passará a poder ser feita de forma exclusiva pelos fiscais da operadora de transportes “devidamente formados e acreditados”, refere Leitão da Silva, citado pelo JN.

A medida, avançada pelo Porto Canal em setembro deste ano, obrigou à alteração dos estatutos da operadora. Numa entrevista exclusiva, o presidente da autarquia, Rui Moreira, revelava que o tema iria ser levado a reunião da Câmara. “Uma alteração aos estatutos da STCP que vai permitir retomar um modelo que existia no início do século, chamado Via Livre, em que vai haver um fiscal dentro do autocarro que pode multar qualquer veículo que esteja abusivamente a obstruir os canais dedicados para o transporte público. Isso vai já à próxima reunião de Câmara”, explicava, em setembro, o edil.

O trabalho será feito por 15 fiscais da STCP, “talvez até mais”, frisava o comandante da Polícia Municipal à margem da cerimónia desta quinta-feira.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.