Céu mais nublado no primeiro dia de primavera antes do sol e calor chegarem

Céu mais nublado no primeiro dia de primavera antes do sol e calor chegarem
| Norte
Porto Canal / Agências

A primavera começa na quarta-feira com previsões de céu muito nublado, aguaceiros e temperaturas máximas acima dos 20 graus Celsius em Portugal continental, disse à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

Depois de dias mais quentes, especialmente desde o fim-de-semana, o primeiro dia de primavera deve ainda assim trazer uma ligeira descida, antes dos termómetros voltarem a subir, como noticiou esta segunda-feira o Porto Canal.

“As previsões para o primeiro dia de primavera [quarta-feira] são de céu muito nublado, aguaceiros em especial no interior norte e centro, possibilidade de ocorrência de trovoadas, em especial do norte e centro, e vento fraco a moderado”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O equinócio de primavera começa na madrugada de quarta-feira e com o seu início muda também a hora, o que acontece no dia 31 de março, adiantando-se os relógios uma hora.

De acordo com Patrícia Gomes, a primavera começa com descida das temperaturas, que ainda assim vão variar entre os 17 e os 22 graus, dependendo da região do país.

“No que diz respeito às mínimas, as noites estarão frias, com as mínimas a variar entre os 7 e os 11 graus”, disse.

A partir de quinta-feira, segundo Patrícia Gomes, as temperaturas vão subir, podendo atingir na sexta-feira temperaturas acima dos 25 graus em algumas regiões do país”, referiu.

No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê para o primeiro dia de primavera céu geralmente muito nublado e aguaceiros, mais prováveis nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira.

Está também previsto vento moderado, sendo por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas até 80 quilómetros por hora, nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira e em Porto Santo, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 22 graus e no Porto Santo entre os 15 e os 20.

No arquipélago dos Açores, o IPMA prevê para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento geralmente fraco.

No grupo ocidental (Flores e Corvo) as temperaturas vão variar entre os 15 e os 19 graus, no grupo central (S. Jorge, Faial, Pico, Terceira e Graciosa) entre os 13 e os 18 e no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) entre os 12 e os 17.

No dia 20 de junho, a primavera dará lugar ao verão.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.