Helicóptero de Francisco deixou Monte Real às 17:27 rumo a Fátima

Helicóptero de Francisco deixou Monte Real às 17:27 rumo a Fátima
| País
Porto Canal com Lusa

O helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que transporta o papa Francisco saiu da Base Aérea de Monte Real, às 17:27, em direção ao Estádio Municipal de Fátima.

Chegado ao estádio municipal, após um voo que deverá demorar cerca de 20 minutos, o líder da Igreja Católica desloca-se para o Santuário de Fátima em viatura aberta, conhecido como 'papamóvel'.

Em Monte Real, o papa visitou a capela da base aérea e teve um encontro privado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O papa estará hoje e sábado em Fátima para celebrar o centenário das "aparições" de 13 de maio de 1917 e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Francisco é o quarto papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram em Fátima, o maior templo mariano do país, foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.