Crianças e pessoas com deficiência no primeiro contacto com a população

Crianças e pessoas com deficiência no primeiro contacto com a população
| País
Porto Canal com Lusa

 O primeiro contacto do papa Francisco com a população portuguesa na sua visita apostólica decorreu hoje com familiares de militares e funcionários da Base Aérea de Monte Real, onde aterrou, interagindo sobretudo com crianças e pessoas com deficiência.

Após o encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco seguiu num carro elétrico aberto até à capela de Nossa Senhora do Ar, em ritmo lento, recebendo flores, beijando crianças e bebés que pessoas lhe iam colocavam no caminho, e abandonou mesmo a viatura para cumprimentar uma mulher idosa de cadeira de rodas.

Francisco demorou-se depois a cumprimentar crianças, algumas das quais com necessidades especiais, que beijou e tocou nas faces com as suas mãos.

Uma das crianças, uma menina com um laço azul nos cabelos, tinha dois bonecos na mão, em que o papa pegou, simulando que os dois bebés de brincar davam beijos um ao outro.

De seguida, Francisco deteve-se um pouco mais a falar a com um grupo de crianças que lhe pediram um autógrafo no livro "Querido Papa Francisco".

O papa deu somente alguns passos num tapete formado por flores preparado para a sua passagem à entrada da Capela de Nossa Senhora do Ar, junto da qual cantava o Coro dos Cadetes da Academia da Força Aérea.

Logo no início deste trajeto, Francisco já tinha ouvido outra música entoada em português, por um grupo do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, cujos versos dizem ao papa: "Francisco, tu és para nós / A aurora de um tempo novo / A força da tua voz / é a esperança do teu povo".

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.