Dois túneis de acesso ao Santuário de Fátima encerrados por razões de segurança

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) -- Os dois túneis de acesso ao recinto do Santuário de Fátima estão encerrados desde as 17:15 de hoje por razões de segurança, medida que está a causar indignação dos peregrinos, que foram surpreendidos.

Os militares da GNR junto aos acessos dos túneis da ala norte e sul colocaram barreiras e estão a informar os peregrinos de que não podem entrar no recinto do santuário por estes dois locais, devendo dirigir-se a outras entradas, constatou a agência Lusa.

"Por razões de segurança não podem entrar por aqui", informou um militar da GNR a uma peregrina que estava no acesso ao túnel da ala norte.

"Estamos aqui desde as 04:00 e agora não nos deixam entrar. Só fomos à casa de banho e lanchar", disse à Lusa Maria Helena, que vem de Chaves.

Também junto ao túnel da ala sul, um grupo de mulheres estava incomodada com a situação, pois só tinham ido à casa de banho e tinham as malas no recinto e agora não as deixavam entrar.

A este grupo juntaram outros peregrinos que julgavam poder entrar por estes acessos e que se viram impedidos de chegar ao recinto, onde a qualquer momento chegará o papa Francisco.

Noutro ponto do santuário, perto da Capelinha das Aparições, os escuteiros que controlam a entrada e saída norte fecharam também as escadas de acesso ao recinto, depois de uma multidão ter tentado entrar no espaço, que está cheio de peregrinos, assim que o papa Francisco aterrou em Fátima (às 17:45).

O papa Francisco chegou hoje a Portugal para uma visita de menos de 24 horas, que inclui a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

CMP/SMM // MP

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.